O relato de experiência apresentado pelas duas graduandas e bolsistas do Programa de Residência Pedagógica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves, do curso de Licenciatura em Pedagogia descreve e reflete sobre os processos de ensino no Reforço Escolar. A pesquisa envolve a prática docente com os estudantes que frequentam as aulas de Reforço na escola-campo pública da rede municipal que é vinculada ao Programa. A indicação dos alunos que são atendidos é realizada pela professora regente deles que os encaminha para as aulas no contraturno e são acompanhados e vem sendo avaliados periodicamente, na expectativa de suprir suas dificuldades de aprendizagem. Este trabalho tem por objetivo descrever as práticas realizadas com os estudantes, a partir da análise dos resultados das experiências com o uso de materiais lúdicos e concretos. A metodologia é de caráter qualitativo e esse percurso envolve a práxis, a elaboração dos planejamentos que envolvem as áreas de linguagem e matemática, a confecção de materiais lúdicos e concretos, as leituras realizadas, as reuniões de equipe, os registros das vivências em relatórios e diários, compilados e analisados semanalmente, e as reflexões quanto a importância desse momento para os participantes. Como resultados, salienta-se a autonomia oferecida aos participantes no seu processo de aprendizagem e a possibilidade de desenvolver habilidades em conteúdos que ainda apresentam dificuldades.