Este artigo trata-se de uma pesquisa realizada em uma Escola Pública Municipal denominada Eunice Moreira dos Santos, localizada no Município de Parauapebas, pertencente à mesorregião do Sudeste Paraense. O objetivo foi analisar as potencialidades do dominó das quatro operações aritméticas em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Para escopo do estudo, tratamos da ludicidade como uma dimensão educativa associada ao ensino de Matemática e como um conceito que é levado em consideração a linguagem, memória, percepção, atenção, motricidade e a formação de relações sociais. O estudo é do tipo qualitativo, através de observação e análise de dados. Fizeram parte da pesquisa, 36 alunos, dos quais, 20 foram pertencentes à turma do 6º ano “3” e 16 à turma do 6º ano “4”. Inicialmente, na primeira turma, foram formados 4 grupos com 5 alunos em cada grupo. Na segunda turma, foram formados quatro grupos com 4 alunos em cada grupo. Posteriormente, foi distribuído o dominó de multiplicação. Na medida em que cada grupo ia concluindo os desafios, lhes eram entregues o dominó de outras operações. Os resultados alcançados indicaram que o uso desse tipo de jogos se constitui como um dos elementos vivos na aprendizagem de alunos, dá sentido e desperta habilidades que estiverem subjacentes. Portanto, constatamos a importância de usá-los nas aulas de Matemática com relevo à aprendizagem dos alunos.