O objetivo deste artigo é analisar a importância do PIBID no processo inicial de formação de professores de História, tendo como base as práticas e vivências proporcionadas pelo programa no contexto do ensino de história local na Escola Estadual Humberto Mendes, localizada em Palmeira dos Índios/AL, enfatizando, de forma sistemática, as oportunidades estabelecidas pelo projeto, desde a inserção no cotidiano das escolas à participação em experiências metodológicas de práticas docentes. Diante disso, tem-se como metodologia a revisão bibliográfica pautada em temas concernentes à preparação de professores, ao campo do saber historiográfico, a história de Palmeira dos Índios, e a atuação em sala de aula. Desse modo, para a discussão teórica cabe os descritos de Tardif (2002) e Pimenta (2008), pela compreensão quanto à formação de professores, dos saberes educacionais experienciais e profissionais relacionados à dinâmica do conhecimento e práticas de ensino. Como forma de entender a constituição local, utilizamos os estudos de Souza (2010). Observa-se que o PIBID desempenha papel fundamental no processo de iniciação à docência, permitindo um maior diálogo entre a teoria e a prática, aproximando a escola e a universidade, uma vez que o contato com o ambiente escolar ocorre durante o processo de formação; familiarizando o bolsista com as temáticas e questões que pairam sobre o universo escolar. Nesse sentido, pode-se perceber a importância do uso de metodologias ativas no processo de ensino, despertando maior interesse e engajamento dos discentes da educação básica pelo conhecimento de história.