O ensino de Ciências é um importante elemento na formação dos alunos, tendo em vista que suas contribuições fomentarem no pensamento crítico, por meio do letramento científico, e no desenvolvimento da cidadania e autonomia dos alunos. Nesse sentindo, o presente trabalho pretende verificar o entendimento dos alunos de uma escola de nível fundamental sobre o ensino de Ciências. A instituição de educação básica está situada em Chapadinha, no estado do Maranhão e a turma que participou da pesquisa pertence ao 7º do turno matutino. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado com sete perguntas, objetivas e discursivas, e para a análise de dados o grau de similaridade entre as respostas e a categorização. Os resultados, a partir disso, evidenciaram que os alunos gostam da disciplina, importância na formação deles e na sociedade, mas que por questões metodológicas afirmar dificuldade em compreendê-la. Portanto, conclui-se que o ensino de Ciências é importante na formação dos alunos e que sua relação com eles permite que entendam o mundo a sua volta, mas para esse processo ser significativo são necessários métodos, técnicas e estratégias que os ajudem a compreenderem melhor o componente curricular de Ciências.