Neste presente artigo apresentam-se algumas reflexões sobre o currículo proposto e o currículo realizado no curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, por meio de uma análise articulada da dialética existente entre a teoria e a prática. Neste sentido, o artigo leva em consideração a perspectiva das discentes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) sobre o currículo do curso de Pedagogia, tendo em vista a sua realidade e especificidades, a partir de um diálogo entre a Universidade e a Escola. O artigo possui uma abordagem qualitativa, sendo feita uma análise documental sobre o PPC de Pedagogia da UnB, assim como resoluções e decretos sobre a formação dos cursos de licenciatura, estágio e PIBID. Desta feita, debate sobre o percurso formativo expresso tanto da matriz curricular do curso e os critérios do programa quanto a esse mesmo aspecto e as características que habilita para a atuação nas classes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil, sendo ressaltado sobre a importância do PIBID durante esse trajeto acadêmico e trazendo experiências proporcionadas por esse programa.