Este artigo visa trazer discussões acerca da plataformização do ensino no estado do Paraná e apresentar as experiências vividas, e reflexões realizadas enquanto residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As ações foram realizadas no ensino médio em um colégio estadual de Curitiba-PR. A partir da observação e de intervenções em sala de aula, os autores buscam analisar a educação pública no Estado do Paraná através de suas políticas, fundamentos e objetivos, especialmente sob a perspectiva de Paulo Freire sobre uma “educação pacoteira”. Refletindo a função do/da professor/a nos contextos de implementação do Novo Ensino Médio e da plataformização do ensino. Da implicação de políticas públicas voltadas unicamente à melhoria de indicadores e notas de avaliações externas, e como contraponto, como o desenvolvimento de práticas educativas diferenciadas que consideram as/os estudantes como atores ativos no processo de ensino-aprendizagem teriam potencial em alcançar a educação libertadora. Nesse sentido, será apresentada uma atividade realizada com as/os estudantes da segunda série do ensino médio, na qual foi realizada uma visita guiada em dois laboratórios de pesquisa da UFPR, buscando demonstrar o processo de produção do conhecimento científico de maneira a relacionar os conteúdos vistos pelos alunos em sala de aula com a produção acadêmica sendo realizada na universidade.