O presente artigo relata uma atividade experimental sobre cristalização de soluções salinas, conduzida por estudantes do curso de licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O experimento foi realizado durante duas semanas, inicialmente realizando um diagnóstico teórico dos conhecimentos prévios referente à preparação das soluções e orientações, e sequencialmente observação dos cristais formados. A importância de usar a experimentação é enfatizada para ajudar os estudantes a compreenderem conceitos abstratos e aplicar reorganizar possíveis equívocos de conhecimentos prévios. Enfatiza-se que a experimentação no ensino de Química tem como propósito articular teoria e prática, de modo que o ensino se torne mais eficaz e a aprendizagem e assimilação do conhecimento se torne articulado ao contexto dos estudantes. Ainda referente a este processo de aprendizagem, vale salientar a importância sobre a avaliação processual e formativa, na qual podemos avaliar constantemente os estudantes durante o processo de desenvolvimento cognitivo. Ainda referente ao processo de formação inicial, vale salientar que as atividades desenvolvidas no PIBID contribuem para o processo formativo dos licenciandos, e deste modo, corroboram para reflexões sobre a prática docente, possibilitando aos pibidianos uma formação complementar e articulada a matriz curricular.