LEITÃO, Giovanna Castro et al.. Desvendando o sistema solar de forma lúdica. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103248>. Acesso em: 21/11/2024 19:19
A fim de despertar a curiosidade científica dos alunos, os conteúdos teóricos associados ao Sistema Solar devem ser abordados de forma dinâmica, a partir da adoção de novas estratégias de ensino, tais como o lúdico. Desta forma, torna-se importante que a escola e professores privilegiem as atividades com caráter lúdico, criando oportunidades de integração em que os alunos possam coordenar suas ações e expressar seus pensamentos. Neste sentido, as bolsistas de iniciação à docência do subprojeto Biologia/Química/Ciências do PIBID de uma instituição pública do Sul de Minas Gerais confeccionaram um jogo de tabuleiro com o objetivo de proporcionar a construção do conhecimento de ciências interligando conceitos científicos relacionados ao Sistema Solar à forma lúdica. O jogo de tabuleiro confeccionado integrou uma sequência didática aplicada com as turmas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II da escola-campo do PIBID após a discussão sobre os planetas que constituem o Sistema Solar. Observou-se com a aplicação do jogo que os alunos assimilaram os conteúdos teóricos relacionados aos planetas do Sistema Solar. Ademais, a atividade lúdica despertou a emoção dos alunos, criando um clima de competição, desafio, diversão e aprendizagem.