O texto aborda a relevância crescente do tema bullying, tanto nos meios de comunicação quanto nas escolas, evidenciando a complexidade dessa forma de violência. A falta de uma tradução direta para o português resulta em diferentes interpretações, abarcando desde "maus-tratos entre colegas" até "intimidação". O bullying se manifesta por ações agressivas repetidas, categorizadas como diretas (agressões físicas, ameaças) e indiretas (isolamento, difamação), impactando crianças e adolescentes. A expansão do cyberbullying, ocorrendo via redes sociais e plataformas virtuais dificulta a prevenção, ultrapassando os limites escolares. O relato descreve a aplicação de práticas educativas em uma turma de 9º ano de uma escola em Pelotas/RS, com o intuito de esclarecer os alunos sobre bullying e cyberbullying, aproveitando teorias pedagógicas de Vygotsky, Saviani e Libâneo. Após introdução ao tema, os alunos discutiram, elaboraram frases e trabalharam em grupos para criar cartazes sobre o bullying. Algumas dificuldades surgiram devido à agitação da turma e interrupções externas. Por fim, grupos debateram histórias sobre bullying, escreveram textos e alguns apresentaram suas ideias, promovendo reflexão sobre suas próprias atitudes e incentivando uma sociedade mais respeitosa. O relato destaca a importância de abordar essas questões em sala de aula, explorando os vínculos entre bullying e cyberbullying, proporcionando aos estudantes a oportunidade de identificar comportamentos, refletir sobre suas ações e contribuir para futuras pesquisas nessa área, visando uma sociedade mais consciente e humanista.