O presente trabalho tem como objetivo apresentar contribuições do subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na Escola Básica Estadual Érico Veríssimo (Santa Maria/RS). Para tanto, o presente relato é organizado em dois momentos, o primeiro nomeado Inserções do Pibid Matemática/UFSM, que expõe três conjuntos de atividades desenvolvidas pelo subprojeto: materiais manipuláveis e jogos; educação financeira; e o Kahoot no ensino de matemática. Além disso, na seção Percepções dos Alunos sobre o Pibid Matemática/UFSM, é exposto descrições e análises de questionários desenvolvidos com os alunos do sexto e oitavo ano do Ensino Fundamental (EF) e primeiro ano do Ensino Médio (EM). A partir desta investigação, foi possível identificar aspectos positivos das atividades desenvolvidas pelo Pibid Matemática/UFSM, na perspectiva dos estudantes, entre eles, destaca-se o entendimento de um ensino mais interativo e acessível. Além disso, foi exposto a ausência da relação dos conteúdos estudados com a realidade cotidiana. Por fim, considerando que aproximadamente 77,27% dos alunos afirmaram que as atividades contribuíram para seu aprendizado, conclui-se que as inserções planejadas e executadas pelo núcleo, foram benéficas ao corpo discente da escola, utilizando diferentes ferramentas e metodologias para o ensino de matemática.