Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PRIMEIRAS PERCEPÇÕES NA PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS

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Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências da prática de estágio no Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Biologia da UTFPR-Campus Ponta Grossa e também mostrar sua importância na formação docente dos residentes. A metodologia usada para compor este trabalho baseia-se na observação, e no conteúdo das reuniões com a equipe do Residência Pedagógica e preceptores, além de relatos de experiência e pesquisa bibliográfica a partir de autores que abordam a formação de professores. A Convivência no espaço escolar e sua comunidade agrega saberes à aprendizagem e experiência que são fundamentais no processo de construção do professor de ciências e Biologia. O Residencia Pedagógica traz grande contribuição na formação do discente comprovando que uma maior vivência na escola e a presença constante em sala de aula juntamente com as orientações contínuas do preceptor e coordenador auxiliam no aprimoramento do discente para se tornar um bom profissional. O programa de Residência Pedagógica por permitir amplo convívio com os demais profissionais da área, permite maior aprendizado e interação entre professor e aluno, preceptor e coordenador. A citada vivência de estágio ocorreu no COLÉGIO ESTADUAL PADRE CARLOS ZELESNY, no período de fevereiro a setembro do corrente ano. O estágio no Programa Residência Pedagógica da CAPES, é uma atividade de formação realizada por um discente normalmente matriculado em curso de licenciatura a ser desenvolvida em escola pública de educação básica. Resultados: Relatar a experiência no Residência Pedagógica é de grande importância na formação dos futuros docentes de ciências e biologia.

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