Ancorado em um projeto de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) da Universidade Estadual de Alagoas, este trabalho visa analisar o processo de (des)cortesia em sala de aula, por meio de gêneros discursivos orais, o qual permeia as relações sociais interativas entre professor/aluno e aluno/aluno em relação às categorias em foco. O gênero textual/discursivo estudado para a efetivação da análise foi o debate regrado, gênero oral que traz grandes benefícios para os estudantes, pois aumentam o teor argumentativo nos relacionamentos sociais. O trabalho se baseia nos postulados teóricos de Brown e Levinson (1987); Fávero, Andrade e Aquino (2000); Goffman (1967); Kerbrat-Orecchioni (1984), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, pois tem por objetivo traduzir e expressar o sentido dos fenômenos do mundo social, além de analisar o relacionamento entre os atuantes em sala de aula (professor e alunos), por meio da linguagem verbal. Foram realizadas quinze aulas de acordo com uma sequência didática. Após a realização do debate, foram feitas as transcrições das conversações conforme as normas determinadas por Marcuschi (2003) e Preti (2000). Obteve-se como resultado a melhoria do tratamento verbal e não verbal entre os participantes da interação, sobretudo em sala de aula. A relevância do trabalho se dá pela possibilidade de elementos linguísticos, que indicam a cortesia/descortesia, serem trabalhados em sala de aula, o que pode proporcionar uma melhor interação entre os parceiros comunicativos.