O Programa Residência Pedagógica (PRP) concentra seus esforços na capacitação e fortalecimento da formação dos estudantes de licenciatura e objetiva fomentar uma relação mais estreita entre a universidade e as escolas. Nesse contexto, o presente artigo tem como finalidade descrever as atividades executadas e as experiências vivenciadas ao decorrer dos dois primeiros módulos do PRP, subprojeto de Biologia do Curso de Licenciatura em Ciências Biológica da Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas (UFPI/CPCE), na cidade de Bom Jesus, sul do Piauí. Para isso, foram empregados como recursos metodológicos os elementos subjetivos provenientes da própria experiência, incluindo a observação, reflexão e descrição dos eventos formativos vivenciados ao longo dos dois primeiros módulos do programa. A participação nos dois primeiros módulos enriqueceu significativamente o processo de formação docente. A participação no PRP emergiu como uma experiência profundamente transformadora para os participantes, que possibilitou a vivencia em todos os ambientes escolar e contato direto com a realidade com a qual iremos nos deparar quando profissionais, redefinindo nossas perspectivas em relação à educação e à prática docente, pois incentivou a reflexão constante sobre práticas educacionais através de momentos de discussão, análise de resultados e revisão de estratégias que somos instigados a reavaliar nossas abordagens e a buscar continuamente o aprimoramento.