O artigo apresenta a concepção e o desenvolvimento do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Acre. O Programa Institucional de Residência Pedagógica – PRP, articulado pela CAPES/MEC, tem como objetivo básico contribuir para a formação dos discentes que já estão na segunda metade de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente. Dentro desse contexto, o subprojeto Filosofia do referido Programa, tem por finalidade promover um conjunto de ações que proporcionem aos sujeitos envolvidos, o desenvolvimento de práticas docentes norteadas pela práxis e pela pesquisa em situações reais vivenciadas na escola campo, desenvolvendo a elaboração de planejamentos didáticos, articulando e gerindo situações de ensino e de aprendizagem, de maneira a que lhe seja proporcionada, na sua área específica, a ampliação do pensamento sobre o processo de constituição da profissão e valorização da carreira docente. Desta forma, pretende-se que ocorra o fortalecimento, a ampliação e a consolidação da relação entre a UFAC e as escolas da Educação Básica, estimulando o protagonismo das redes de ensino no processo de formação de professores.