O relato a seguir tem por finalidade apresentar as observações da realidade no ambiente educacional, a práxis pedagógica na escola-campo EMEF São João Batista para a construção da cidadania dos alunos da turma do 1º ano “A” oportunizada pelo Programa Residência Pedagógica (PRP), mais precisamente o Subprojeto: Práxis Pedagógica em Literacia e Numeracia: construindo experiências formativas no ensino fundamental anos iniciais. O Programa RP revela-se de grande importância para a formação dos residentes, em virtude da participação em todas as ações formativas e experiências que o programa oportuniza e são imprescindíveis para a qualificação profissional do futuro professor. Para fundamentar ancoramo-nos em: L. S. Vygotsky (2001), apontando o aprendizado através da interação social. Gatti (2011), reafirmando a importância da formação inicial e Freire (1996) ressaltando a importância dos conhecimentos prévios. O Residência Pedagógica é importante para os acadêmicos da graduação, pois lhe proporciona vivenciar uma sala de aula com suas realizações e dificuldades enfrentadas. Além disso, auxilia que se enfrente os desafios que ocorrem em sala de aula buscando recursos pedagógicos e teorias no auxílio do desenvolvimento dessas crianças. As experiências boas e ruins servem como aprendizado porque todo aprendizado tem que ser absorvido por meio dessa experiência, assim nos tornamos profissionais diferentes e humanos.