Este texto apresenta o relato de experiência de três participantes do Programa Residência Pedagógica/UFOPA - desenvolvido no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará, no período de novembro de 2022 a agosto de 2023. Visando contribuir com a formação de professores, em seu primeiro momento promoveu vivências que só seriam possíveis quando da atuação efetiva dos novos profissionais da educação atuando nas escolas. A formação docente, assim como tantas formações, requer comprometimento e realizações que possibilitem práticas que promovam o máximo desenvolvimento das capacidades humanas dos futuros alunos, bem como a consciência crítica e política daquele que intermedeia o processo de ensino -aprendizagem, norteado pelo que orientam as teorias e ajustado ao contexto apresentado para o desenvolvimento da prática docente. As práticas docentes, desde o planejamento do Projeto a ser desenvolvido a partir do tema “ O Ensino de Ciências e Sustentabilidade”, e de ações a serem desenvolvidas, bem como as primeiras intervenções em sala de aula, propiciando experiências necessárias e enriquecedora para a formação inicial e continuada de professores.