A obesidade e o diabetes têm se manifestado em faixas etárias cada vez menores, na atualidade. Essas patologias estão diretamente relacionadas à alimentação incorreta. A escola, como espaço de formação crítica, pode oferecer atividades que colaborem para a superação desse problema. Este relato de experiência aborda uma sequência didática planejada e construída no Programa de Residência Pedagógica. O objetivo deste trabalho é descrever e avaliar a sequência didática aplicada sobre o tema de macronutrientes junto a uma turma da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública do estado de São Paulo. A regência contou com 3 etapas de 2 aulas de 45min. A primeira etapa apresentou o problema a partir da discussão de uma notícia falsa, seguida pela classificação de vários alimentos, a partir dos macronutrientes. Na segunda etapa os alunos construíram a pirâmide alimentar e realizaram pesquisas orientadas por residentes. Na etapa final, os alunos apresentaram seminários sobre as pesquisas realizadas, participaram de um experimento demonstrativo e construíram coletivamente, um mapa mental sobre os conceitos trabalhados. A regência foi construída e aplicada com a abordagem do Ensino de Ciências por Investigação, o qual está ancorado na visão piagetiana com que os indivíduos constroem os conceitos científicos, bem como, no pensamento vigotskyano, que trata das interações sociais que ocorrem na sala de aula e são mediadas pelas ferramentas culturais. Os resultados do trabalho indicam que ocorreu melhora da compreensão dos conceitos trabalhados ao longo da regência, bem como, a adequada participação dos alunos em todas as atividades propostas.