Esse artigo trata sobre a possibilidade do uso da Capoeira na escola como prática formativa de pessoas com deficiência visual. A justificativa pessoal se fundamenta na trajetória do autor que conta mais de três décadas inseridos nessa prática da cultura corporal. A justificativa pedagógica e acadêmica tem base nas contribuições que a Capoeira pode trazer como prática alternativa e rica de elementos para a formação de pessoas com deficiência em contraposição ao modelo tradicional e conservador de ensino. Orientado pela pergunta: Como a Capoeira pode ser utilizada na formação de pessoas com deficiência visual na escola. Traçou-se um percurso metodológico e teórico para alcançar essa resposta. O referencial teórico base dessa pesquisa foi Silva (2008), Silva Neto (2016) e Cordeiro (2013), enquanto o referencial metodológico teve base em Campos (2022). O objetivo principal dessa pesquisa de natureza qualitativa é analisar a Capoeira como método de formação e desenvolvimento da pessoa com deficiência na escola. Para isso, foi realizada uma busca de fontes bibliográficas e eletrônicas. Ao final desse trabalho, é possível concluir que a Capoeira pode colaborar na formação de pessoas com deficiência visual e outras, no ambiente escolar ou em qualquer ambiente que a Capoeira figure.