O pretendido nesse trabalho é traçar algumas contribuições do Programa de Residência Pedagógica, no escopo da Unicamp, pautado na organização criteriosa de práticas, teorias e compromisso com a formação humana, crítica e política para a formação de professores, circunscrito ao subprojeto Pedagogia/Filosofia. Esse trabalho dá ênfase aos percursos formativos e entrelaçados de 03 professores coordenadores, 03 preceptores e 15 bolsistas, que apresentam suas próprias experiências e seus processos reflexivos a partir de atividades educacionais na educação de surdos. A temática das atividades se voltou à reflexão das relações étnico-raciais a partir de práticas educativas, culturais e artísticas. Na sala do quarto ano com alunos surdos e ouvintes, foram desenvolvidas atividades de contação de histórias infantis africanas, além de brincadeiras e jogos de matriz africana. Os trabalhos se basearam na lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira”. O referido trabalho permitiu conhecer as concepções acerca da profissão docente e das práticas formativas que as cercam, reiterando a sugestão para sua relevância para o cenário da educação pública deste país.