Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELATO DAS EXPERIÊNCIAS NAS REGÊNCIAS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA MINISTRADAS POR MEIO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104084
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1660
    "inscrito_id" => 5655
    "titulo" => "RELATO DAS EXPERIÊNCIAS NAS REGÊNCIAS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA MINISTRADAS POR MEIO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O resumo apresenta os relatos vivenciados por mim, estudante de pedagogia da Unesp de Marília, no qual o intuito é relatar as experiências nas regências da sequência didática ministradas por meio do Programa Residência Pedagógica. As regências foram aplicadas na EMEF localizada na Região Oeste de Marília, no qual atende alunos do 1° ao 5°ano. Este resumo reflete como foi importante ter vivenciado a teoria que aprendemos na faculdade com a prática, a convivência com os profissionais da educação , principalmente a troca de experiências e o convívio com os alunos , isso foi essencial para a construção da sequência didática, pois tive um olhar especial para a preparação, focando no aprendizado dos alunos e quais ferramentas poderia utilizar para a aula ser dinâmica. Outro fator importante foi a experiência que o Programa de Residência Pedagógica promove para nós futuros professores,o quanto é enriquecedor para nossa carreira. A aplicação das regências didáticas,evidenciou o quanto é difícil para um pedagogo recém formado ir para a sala de aula, sem experiência e lidar com os sentimentos de medo, insegurança, no qual faz parte no início da carreira docente e passar o conteúdo de forma que os alunos consigam compreender., e como é importe o pedagogo ter uma base toérica e prática para sua formação, poucas instituições que formam os profissionais oferecem essa vivência. No entanto é possível perceber o quanto os alunos conseguiram compreender os conteúdos com mais facilidade e como as aulas vão ficar marcadas na vida deles."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5655_TB1660_20112023195657.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÁGATHA FERNANDA DE SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ÁGATHA"
    "autor_email" => "agatha.sousa@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104084
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1660
    "inscrito_id" => 5655
    "titulo" => "RELATO DAS EXPERIÊNCIAS NAS REGÊNCIAS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA MINISTRADAS POR MEIO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O resumo apresenta os relatos vivenciados por mim, estudante de pedagogia da Unesp de Marília, no qual o intuito é relatar as experiências nas regências da sequência didática ministradas por meio do Programa Residência Pedagógica. As regências foram aplicadas na EMEF localizada na Região Oeste de Marília, no qual atende alunos do 1° ao 5°ano. Este resumo reflete como foi importante ter vivenciado a teoria que aprendemos na faculdade com a prática, a convivência com os profissionais da educação , principalmente a troca de experiências e o convívio com os alunos , isso foi essencial para a construção da sequência didática, pois tive um olhar especial para a preparação, focando no aprendizado dos alunos e quais ferramentas poderia utilizar para a aula ser dinâmica. Outro fator importante foi a experiência que o Programa de Residência Pedagógica promove para nós futuros professores,o quanto é enriquecedor para nossa carreira. A aplicação das regências didáticas,evidenciou o quanto é difícil para um pedagogo recém formado ir para a sala de aula, sem experiência e lidar com os sentimentos de medo, insegurança, no qual faz parte no início da carreira docente e passar o conteúdo de forma que os alunos consigam compreender., e como é importe o pedagogo ter uma base toérica e prática para sua formação, poucas instituições que formam os profissionais oferecem essa vivência. No entanto é possível perceber o quanto os alunos conseguiram compreender os conteúdos com mais facilidade e como as aulas vão ficar marcadas na vida deles."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5655_TB1660_20112023195657.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÁGATHA FERNANDA DE SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ÁGATHA"
    "autor_email" => "agatha.sousa@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O resumo apresenta os relatos vivenciados por mim, estudante de pedagogia da Unesp de Marília, no qual o intuito é relatar as experiências nas regências da sequência didática ministradas por meio do Programa Residência Pedagógica. As regências foram aplicadas na EMEF localizada na Região Oeste de Marília, no qual atende alunos do 1° ao 5°ano. Este resumo reflete como foi importante ter vivenciado a teoria que aprendemos na faculdade com a prática, a convivência com os profissionais da educação , principalmente a troca de experiências e o convívio com os alunos , isso foi essencial para a construção da sequência didática, pois tive um olhar especial para a preparação, focando no aprendizado dos alunos e quais ferramentas poderia utilizar para a aula ser dinâmica. Outro fator importante foi a experiência que o Programa de Residência Pedagógica promove para nós futuros professores,o quanto é enriquecedor para nossa carreira. A aplicação das regências didáticas,evidenciou o quanto é difícil para um pedagogo recém formado ir para a sala de aula, sem experiência e lidar com os sentimentos de medo, insegurança, no qual faz parte no início da carreira docente e passar o conteúdo de forma que os alunos consigam compreender., e como é importe o pedagogo ter uma base toérica e prática para sua formação, poucas instituições que formam os profissionais oferecem essa vivência. No entanto é possível perceber o quanto os alunos conseguiram compreender os conteúdos com mais facilidade e como as aulas vão ficar marcadas na vida deles.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.