O trabalho ora apresentado tem como objetivo de discutir os sentidos de ser professor produzidos em estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia a partir das atividades desenvolvidas em Instituições de Educação Infantil junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Área de Pedagogia, Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Universidade Federal do Piauí (UFPI). A pesquisa tem caráter qualitativo e adota como objeto de análise questionários - com perguntas abertas e fechadas, aplicados junto a estudantes - bolsistas e voluntários, sobre as experiências e vivências em Instituições de Educação Infantil da cidade de Floriano – PI. Adota como referência os estudos de Leontiev (1978), Rudduck (1991), Luckesi (2010), Day (1999), Aguiar e Ozella (2006), Marcelo (2009), Melo (2020), Oliveira (2019), Oliveira e Gama (2014), dentre outros. O trabalho junto as crianças, as professoras e os demais agentes educativos que integram as comunidades escolares as quais integramos na realizar das atividades do PIBID nos ajudam, cotidianamente, a construir sentidos sobre ser professor a partir de experiências e vivências que envolvem os desafios presentes na busca pela construção de uma educação de qualidade para todos, sobre os modos de pensar a organização ensino e as relações com as famílias/responsáveis. Ao conhecer os desafios enfrentados pelas Instituições ampliamos nosso olhar sobre os desafios internos e externos, ao mesmo tempo em que buscamos, junto as professoras, construir ações garantam melhorias na qualidade do ensino ofertado as crianças.