No contexto educacional, considerando as rápidas mudanças e as exigências do século XXI, a literatura e a leitura literária desempenham um papel fundamental na formação dos estudantes, proporcionando habilidades de comunicação, escrita e pensamento crítico e viabilizando o exercício da literacia e da linguagem como prática social. Esta pesquisa analisou, com ênfase em leitura literária, a forma com que o conteúdo é apresentado no material estruturado, observando como isso implica a educação crítico-social do aluno do 1.º ano no decurso de sua formação. Assim, a principal finalidade desta investigação, de cunho qualitativo, foi evidenciar as formas com que a literatura e o ato de ler e escrever impactam na criticidade e no conhecimento dos discentes durante o ensino médio. O estudo apresenta uma análise do conteúdo de ensino do texto literário no material didático escolar selecionado; e uma investigação detalhada sobre a utilidade e benefícios do material apostilado na construção crítico-social do aluno e sua conexão com a literatura, leitura e promoção do letramento literário. Como base teórica, para compreender o ensino de literatura como fomentador do pensamento crítico, utilizou-se ZILBERMAN (2012), COSSON (2006), CEIA (2002) entre outros. A pesquisa foi realizada durante o Programa Residência Pedagógica — Subprojeto Língua Portuguesa, do curso de Letras — Língua Portuguesa /UFR. Os resultados apontam para a necessidade de atualização e diversificação dos materiais didáticos utilizados no ensino de literatura e leitura literária. A abordagem pouco aprofundada dos conteúdos e a limitação a um ensino historicista implicam uma lacuna na formação crítica do leitor literário.