O trabalho aborda a relevância dos grupos de estudo na formação docente em Geografia. A temática de estudo coloca em foco as principais obras de Paulo Freire com destaque para "Pedagogia do Oprimido" e "Pedagogia da Autonomia". Este relato trata das atividades desenvolvidas pelos bolsistas do subprojeto Geografia, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na Universidade Federal do Ceará. A metodologia consiste em leituras individuais, com encontros quinzenais. A cada encontro, em formato de roda de conversa, uma equipe de bolsistas faz a mediação. Participam dos encontros bolsistas e professoras coordenadoras do PIBID, demais licenciandos que tem interesse em debater sobre a docência. Os encontros levaram a partilha de saberes e diálogos edificantes aos presentes através de experiências e conclusões a respeito dos saberes necessários à prática educativa e a importância do diálogo em sala de aula. Fato é que estes grupos acrescentam bastante na formação docente justamente no entendimento, através de uma perspectiva freiriana, da educação e consequentemente contribui na atuação em sala de aula.