O presente trabalho apresenta as experiências vivenciadas por residentes e preceptoras participantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP), em uma escola situada em São Sebastião, periferia de Brasília – DF. O objetivo deste trabalho é discutir a relevância do teatro na formação global dos estudantes e analisar como o teatro pode ser usado como um instrumento propulsor do processo ensino/aprendizagem, na educação em tempo integral, considerando sua utilização como ferramenta pedagógica para a emancipação do indivíduo. Buscamos inspiração em Paulo Freire, Viola Spolin e Augusto Boal, por serem referências que convergem para a reflexão crítica dos sujeitos sobre suas realidades e concepções de mundo. Para o desenvolvimento deste trabalho, adotamos a abordagem qualitativa e lançamos mão de técnicas da pesquisa – ação existencial como a observação – participante e a escuta sensível, eficazes instrumentos de aprendizado para o docente em formação, possibilitando criar estratégias para superar os desafios presentes em sala de aula. O projeto está em andamento durante o ano letivo de 2023 e já foram encenadas duas peças teatrais abordando assuntos do cotidiano escolar. Essas peças proporcionaram aos estudantes estímulos para o aprimoramento da leitura, da escrita, da oralidade, da criatividade, da imaginação e da expressão corporal, contribuindo para a formação política, social e cultural dos estudantes.