O NECESSÁRIO ESTUDO SOBRE O FENÔMENO VIDA EM TEMPOS DE ASCENSÃO DA ASTROBIOLOGIA E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104287 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1886 "inscrito_id" => 5122 "titulo" => "O NECESSÁRIO ESTUDO SOBRE O FENÔMENO VIDA EM TEMPOS DE ASCENSÃO DA ASTROBIOLOGIA E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL" "resumo" => "As discussões acadêmicas sobre “O que é vida?” têm sido direcionadas para a compreensão da consolidação da ciência Biologia, de forma epistemológica, ao considerar que o desenvolvimento do conhecimento biológico, proporcionou inúmeras ferramentas conceituais que auxiliam na compreensão deste fenômeno. Mas, ao nos voltarmos para essas áreas emergentes de estudo, como o da astrobiologia, e também as tecnologias que estão à nossa disposição, como a inteligência artificial, o fenômeno da vida está sendo considerado e veiculado por essas publicações acadêmicas? Como isso pode fazer parte da formação inicial e ser inserido no ensino de Ciências e Biologia? Diante desta premissa, este trabalho, oriundo de um ensaio teórico e epistemológico, a partir de uma pesquisa bibliográfica, teve o objetivo de investigar como a literatura aborda conceitos acerca do fenômeno vida, considerando as ferramentas conceituais da astrobiologia e da inteligência artificial, que podem ser refletidas na formação inicial de professores para o ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica. Através de uma análise interpretativa dos textos acadêmicos selecionados, mediante critérios estabelecidos à priori, foi possível concluir que embora hajam diversos trabalhos sobre astrobiologia e inteligência artificial, ainda pouco se tem sobre as definições de vida e a inserção desses conteúdos na formação inicial e continuada. Isto revelou que novas pesquisas e debates nos conselhos acadêmicos devem ser promovidos no que tange a reorganização curricular para inserir novas ementas que possibilitem essa formação aos futuros professores de Ciências e Biologia." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID5122_TB1886_14112023211735.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA LAGUILIO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "JESSICA" "autor_email" => "jlrodrigues2@uem.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104287 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1886 "inscrito_id" => 5122 "titulo" => "O NECESSÁRIO ESTUDO SOBRE O FENÔMENO VIDA EM TEMPOS DE ASCENSÃO DA ASTROBIOLOGIA E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL" "resumo" => "As discussões acadêmicas sobre “O que é vida?” têm sido direcionadas para a compreensão da consolidação da ciência Biologia, de forma epistemológica, ao considerar que o desenvolvimento do conhecimento biológico, proporcionou inúmeras ferramentas conceituais que auxiliam na compreensão deste fenômeno. Mas, ao nos voltarmos para essas áreas emergentes de estudo, como o da astrobiologia, e também as tecnologias que estão à nossa disposição, como a inteligência artificial, o fenômeno da vida está sendo considerado e veiculado por essas publicações acadêmicas? Como isso pode fazer parte da formação inicial e ser inserido no ensino de Ciências e Biologia? Diante desta premissa, este trabalho, oriundo de um ensaio teórico e epistemológico, a partir de uma pesquisa bibliográfica, teve o objetivo de investigar como a literatura aborda conceitos acerca do fenômeno vida, considerando as ferramentas conceituais da astrobiologia e da inteligência artificial, que podem ser refletidas na formação inicial de professores para o ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica. Através de uma análise interpretativa dos textos acadêmicos selecionados, mediante critérios estabelecidos à priori, foi possível concluir que embora hajam diversos trabalhos sobre astrobiologia e inteligência artificial, ainda pouco se tem sobre as definições de vida e a inserção desses conteúdos na formação inicial e continuada. Isto revelou que novas pesquisas e debates nos conselhos acadêmicos devem ser promovidos no que tange a reorganização curricular para inserir novas ementas que possibilitem essa formação aos futuros professores de Ciências e Biologia." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID5122_TB1886_14112023211735.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA LAGUILIO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "JESSICA" "autor_email" => "jlrodrigues2@uem.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }