O trabalho teve como objetivo despertar a percepção de espaço dentro do ambiente escolar trazendo como referência lugares de afeto escolhido pelos alunos dos 5º anos de uma escola Municipal de Sorocaba. Estes lugares foram mapeados em uma pesquisa de campo e através da cartografia foi realizada a confecção de maquetes destes espaços. No segundo momento inspirado em cartas pedagógicas, foram realizadas leituras, rodas de conversa, e neste contexto, o trabalho seguiu com a escrita de uma carta, ao qual o aluno pode relatar situações de afeto no ambiente escolar, assim como o convívio de colegas, professores e demais funcionários da escola em um tom de agradecimento e despedida, pois no próximo ano estes alunos estarão ingressando em outra escola. O resultado foi uma reflexão, pois o ambiente escolar carrega consigo inúmeros sentimentos trazidos pela grande maioria, que são os alunos. Essa significação do espaço em lugar, no sentido de apropriação afetiva, conduz em si a questão do pertencimento, e o cotidiano de cada aluno se fez presente nas duas atividades propostas no trabalho. A proposta teórica metodológica utilizada no desenvolvimento do trabalho foi à fenomenologia