Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O ENSINO DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103141
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 544
    "inscrito_id" => 426
    "titulo" => "O ENSINO DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Com o propósito de abordar o tema da Medida de Tendência Central de maneira mais cativante e fomentar a colaboração em grupo, a equipe composta por licenciandos do Programa de Residência Pedagógica, desde novembro de 2023, optou por conduzir uma aula embasada na metodologia da Investigação Matemática junto às turmas do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Júlia Wanderley, instituição que abrange os níveis Fundamental, Médio e Profissional, situada na cidade de Curitiba, estado do Paraná. Assim sob a supervisão dos professores preceptores e orientadores, foi elaborada uma atividade fundamentada nos resultados obtidos a partir do lançamento de um dado de seis faces. Tais resultados serão essenciais para a determinação da moda, média e mediana da amostra que os próprios estudantes construíram."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID426_TB544_18112023123217.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL AUGUSTO EVANGELISTA GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "Rafael Augusto"
    "autor_email" => "rafgon@alunos.utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103141
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 544
    "inscrito_id" => 426
    "titulo" => "O ENSINO DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Com o propósito de abordar o tema da Medida de Tendência Central de maneira mais cativante e fomentar a colaboração em grupo, a equipe composta por licenciandos do Programa de Residência Pedagógica, desde novembro de 2023, optou por conduzir uma aula embasada na metodologia da Investigação Matemática junto às turmas do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Júlia Wanderley, instituição que abrange os níveis Fundamental, Médio e Profissional, situada na cidade de Curitiba, estado do Paraná. Assim sob a supervisão dos professores preceptores e orientadores, foi elaborada uma atividade fundamentada nos resultados obtidos a partir do lançamento de um dado de seis faces. Tais resultados serão essenciais para a determinação da moda, média e mediana da amostra que os próprios estudantes construíram."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID426_TB544_18112023123217.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL AUGUSTO EVANGELISTA GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "Rafael Augusto"
    "autor_email" => "rafgon@alunos.utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Com o propósito de abordar o tema da Medida de Tendência Central de maneira mais cativante e fomentar a colaboração em grupo, a equipe composta por licenciandos do Programa de Residência Pedagógica, desde novembro de 2023, optou por conduzir uma aula embasada na metodologia da Investigação Matemática junto às turmas do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Júlia Wanderley, instituição que abrange os níveis Fundamental, Médio e Profissional, situada na cidade de Curitiba, estado do Paraná. Assim sob a supervisão dos professores preceptores e orientadores, foi elaborada uma atividade fundamentada nos resultados obtidos a partir do lançamento de um dado de seis faces. Tais resultados serão essenciais para a determinação da moda, média e mediana da amostra que os próprios estudantes construíram.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.