Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

VISITAS E OBSERVAÇÕES NA ESCOLA PARCEIRA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103181
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 588
    "inscrito_id" => 2354
    "titulo" => "VISITAS E OBSERVAÇÕES NA ESCOLA PARCEIRA"
    "resumo" => "As visitas em espaços escolares são muito procuradas por futuros professores, já que na maioria das vezes, são o primeiro contato dos acadêmicos com o espaço escolar. Este texto tem como objetivo compartilhar a experiência de observar a turma de 1º ano do Ensino Fundamental, já que as observações permitem aos acadêmicos conhecer a turma e perceber a diversidade de práticas pedagógicas. As observações ocorreram na escola parceira João Beda Körbes do Subprojeto Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Durante as observações, percebemos aspectos relacionados ao cotidiano da escola, a organização e as dinâmicas da turma, bem como as práticas pedagógicas apresentadas pela professora supervisora. Além disso, foram percebidos outros espaços, além da sala de aula, que tem como propósito oportunizar às crianças interagirem com a exploração e com os colegas. Também, nos familiarizamos com os documentos normativos, como Planejamento Político Pedagógico e Planos de trabalho, bem como com técnicas criativas utilizadas pela professora, que visem a participação coletiva dos estudantes, sem deixar de lado as individualidades de cada um. As visitas e as observações à escola parceira foram muito significativas para para nós acadêmicas, pois possibilitaram pontuar diversas vivências que sinalizaram a importância da observação para a prática pedagógica, conhecer a realidade da turma, as metodologias utilizadas e a busca constante pelo conhecimento."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2354_TB588_30082023205751.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCILENE PATZLAFF FERRÃO"
    "autor_nome_curto" => "LUCILENE"
    "autor_email" => "lucilene.ferrao@universo.univates.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103181
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 588
    "inscrito_id" => 2354
    "titulo" => "VISITAS E OBSERVAÇÕES NA ESCOLA PARCEIRA"
    "resumo" => "As visitas em espaços escolares são muito procuradas por futuros professores, já que na maioria das vezes, são o primeiro contato dos acadêmicos com o espaço escolar. Este texto tem como objetivo compartilhar a experiência de observar a turma de 1º ano do Ensino Fundamental, já que as observações permitem aos acadêmicos conhecer a turma e perceber a diversidade de práticas pedagógicas. As observações ocorreram na escola parceira João Beda Körbes do Subprojeto Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Durante as observações, percebemos aspectos relacionados ao cotidiano da escola, a organização e as dinâmicas da turma, bem como as práticas pedagógicas apresentadas pela professora supervisora. Além disso, foram percebidos outros espaços, além da sala de aula, que tem como propósito oportunizar às crianças interagirem com a exploração e com os colegas. Também, nos familiarizamos com os documentos normativos, como Planejamento Político Pedagógico e Planos de trabalho, bem como com técnicas criativas utilizadas pela professora, que visem a participação coletiva dos estudantes, sem deixar de lado as individualidades de cada um. As visitas e as observações à escola parceira foram muito significativas para para nós acadêmicas, pois possibilitaram pontuar diversas vivências que sinalizaram a importância da observação para a prática pedagógica, conhecer a realidade da turma, as metodologias utilizadas e a busca constante pelo conhecimento."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2354_TB588_30082023205751.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCILENE PATZLAFF FERRÃO"
    "autor_nome_curto" => "LUCILENE"
    "autor_email" => "lucilene.ferrao@universo.univates.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

As visitas em espaços escolares são muito procuradas por futuros professores, já que na maioria das vezes, são o primeiro contato dos acadêmicos com o espaço escolar. Este texto tem como objetivo compartilhar a experiência de observar a turma de 1º ano do Ensino Fundamental, já que as observações permitem aos acadêmicos conhecer a turma e perceber a diversidade de práticas pedagógicas. As observações ocorreram na escola parceira João Beda Körbes do Subprojeto Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Durante as observações, percebemos aspectos relacionados ao cotidiano da escola, a organização e as dinâmicas da turma, bem como as práticas pedagógicas apresentadas pela professora supervisora. Além disso, foram percebidos outros espaços, além da sala de aula, que tem como propósito oportunizar às crianças interagirem com a exploração e com os colegas. Também, nos familiarizamos com os documentos normativos, como Planejamento Político Pedagógico e Planos de trabalho, bem como com técnicas criativas utilizadas pela professora, que visem a participação coletiva dos estudantes, sem deixar de lado as individualidades de cada um. As visitas e as observações à escola parceira foram muito significativas para para nós acadêmicas, pois possibilitaram pontuar diversas vivências que sinalizaram a importância da observação para a prática pedagógica, conhecer a realidade da turma, as metodologias utilizadas e a busca constante pelo conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.