Na perspectiva das metodologias ativas, o aluno é o centro do processo de aprendizagem, na construção de conhecimento. O objetivo desse método é que os alunos aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. Uma das estratégias da metodologia ativa é a gamificação, que consiste na utilização dos elementos de design de jogos no ambiente de aprendizagem para engajar, motivar e melhorar o desempenho dos alunos. A segunda estratégia é a roda de conversa, onde o diálogo é um momento singular de partilha, uma vez que pressupõe um exercício de escuta e fala. Neste trabalho, desenvolvido nas atividades do PIBID, são apresentados os resultados no processo de ensino-aprendizado proporcionado pela gamificação e roda de conversa aplicadas como estratégias de aprendizagem ativa nas aulas do quarto bimestre do ano de 2023, com os alunos da segunda série do ensino médio, com temática “Educação Sexual” da disciplina de Biologia do Colégio Estadual Professor Quintiliano Leão Neto, que se localiza no município de Rio Verde, no estado de Goiás.