Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

METODOLOGIAS ATIVAS NA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104335
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1939
    "inscrito_id" => 3870
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Na perspectiva das metodologias ativas, o aluno é o centro do processo de aprendizagem, na construção de conhecimento. O objetivo desse método é que os alunos aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. Uma das estratégias da metodologia ativa é a gamificação, que consiste na utilização dos elementos de design de jogos no ambiente de aprendizagem para engajar, motivar e melhorar o desempenho dos alunos. A segunda estratégia é a roda de conversa, onde o diálogo é um momento singular de partilha, uma vez que pressupõe um exercício de escuta e fala. Neste trabalho, desenvolvido nas atividades do PIBID, são apresentados os resultados no processo de ensino-aprendizado proporcionado pela gamificação e roda de conversa aplicadas como estratégias de aprendizagem ativa nas aulas do quarto bimestre do ano de 2023, com os alunos da segunda série do ensino médio, com temática “Educação Sexual” da disciplina de Biologia do Colégio Estadual Professor Quintiliano Leão Neto, que se localiza no município de Rio Verde, no estado de Goiás."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3870_TB1939_20112023151428.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYANE FERNANDES MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "THAYANE"
    "autor_email" => "thayane.fernandes@estudante.ifgoiano.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104335
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1939
    "inscrito_id" => 3870
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NA ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Na perspectiva das metodologias ativas, o aluno é o centro do processo de aprendizagem, na construção de conhecimento. O objetivo desse método é que os alunos aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. Uma das estratégias da metodologia ativa é a gamificação, que consiste na utilização dos elementos de design de jogos no ambiente de aprendizagem para engajar, motivar e melhorar o desempenho dos alunos. A segunda estratégia é a roda de conversa, onde o diálogo é um momento singular de partilha, uma vez que pressupõe um exercício de escuta e fala. Neste trabalho, desenvolvido nas atividades do PIBID, são apresentados os resultados no processo de ensino-aprendizado proporcionado pela gamificação e roda de conversa aplicadas como estratégias de aprendizagem ativa nas aulas do quarto bimestre do ano de 2023, com os alunos da segunda série do ensino médio, com temática “Educação Sexual” da disciplina de Biologia do Colégio Estadual Professor Quintiliano Leão Neto, que se localiza no município de Rio Verde, no estado de Goiás."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3870_TB1939_20112023151428.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYANE FERNANDES MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "THAYANE"
    "autor_email" => "thayane.fernandes@estudante.ifgoiano.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Na perspectiva das metodologias ativas, o aluno é o centro do processo de aprendizagem, na construção de conhecimento. O objetivo desse método é que os alunos aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. Uma das estratégias da metodologia ativa é a gamificação, que consiste na utilização dos elementos de design de jogos no ambiente de aprendizagem para engajar, motivar e melhorar o desempenho dos alunos. A segunda estratégia é a roda de conversa, onde o diálogo é um momento singular de partilha, uma vez que pressupõe um exercício de escuta e fala. Neste trabalho, desenvolvido nas atividades do PIBID, são apresentados os resultados no processo de ensino-aprendizado proporcionado pela gamificação e roda de conversa aplicadas como estratégias de aprendizagem ativa nas aulas do quarto bimestre do ano de 2023, com os alunos da segunda série do ensino médio, com temática “Educação Sexual” da disciplina de Biologia do Colégio Estadual Professor Quintiliano Leão Neto, que se localiza no município de Rio Verde, no estado de Goiás.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.