A ludicidade tem papel fundamental no processo de alfabetização e letramento infantil, pois na fase inicial de aprendizagem da leitura e escrita as atividades lúdicas podem ser incorporadas ao cotidiano da sala de aula para promover um engajamento mais significativo das crianças. Neste sentido, o presente relato apresenta a experiência de bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Subprojeto Pedagogia, campus Heróis do Jenipapo (Campo Maior – PI) em uma atividade de intervenção aplicada em sala de aula com os alunos de pré-escolar I (crianças de 4 a 5 anos de idade). A alfabetização é um processo de aquisição da leitura e escrita e, conforme Ferreiro (1995) este processo se inicia no convívio social e vai evoluindo de acordo com a faixa etária e maturidade das crianças. Ao longo dos anos os estudos científicos acerca do tema ampliaram-se de maneira a considerar o letramento como aspecto fundamental no processo de aprendizagem. Segundo Soares (2003) alfabetizar letrando significa ir além do decodificar e codificar a língua escrita, compreende a compreensão real da palavra em seu contexto social.