Este trabalho apresenta uma experiência vivenciada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) no subprojeto educação física. Descreve uma sequência de aulas em que foi tratado o tema da história e cultura afro-brasileira, por meio de jogos e brincadeiras originários de países africanos com turmas do ensino fundamental I, de uma escola pública participante do Pibid. Traz um resgate histórico dos aspectos legais normativos que introduziram essa temática na educação brasileira, perpassando desde o nível federal até o municipal, chegando ao “chão da escola”. O referencial teórico está ancorado em autores/as que tem feito a discussão sobre as questões étnico-raciais, em especial na educação e na educação física escolar, bem como os ordenamentos legais que tem orientado a tematização na escola. As discussões feitas durante as aulas tiveram como intuito desconstruir estereótipos e preconceitos e promover o respeito. Apontamos o Pibid como fator preponderante na melhoria da qualidade da educação, uma vez que envolve tanto a formação inicial como a continuada. Estabelecendo um elo entre universidade e escola-campo. Ressaltamos a necessidade de continuidade e ampliação do Pibid.