No contexto da educação, a alfabetização e o letramento são processos interligados, abrangendo desde o aprendizado do sistema alfabético até a compreensão e uso efetivo da língua escrita em diversas situações sociais (SOARES, 2022; COSTA VAL, 2006). O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um desafio significativo para crianças em sala de aula, afetando sua atenção, foco e comportamento (ROHDE, 2000). A Lei 14254/2021 reconhece o direito das crianças com TDAH a apoio educacional adequado. O TDAH tem impacto financeiro, emocional e educacional (ROHDE, 2000), com crianças enfrentando dificuldades como falta de atenção, impulsividade e hiperatividade (VASCONCELOS; FELIZARDO, 2020). Intervenções psicossociais, como terapia e treinamento de habilidades sociais, são essenciais (ROHDE, 2000), assim como estratégias escolares, incluindo ambiente estruturado, tarefas gradualmente complexas e suporte individualizado (VASCONCELOS; FELIZARDO, 2020). Na educação inclusiva, a preparação dos professores é crucial para atender às necessidades de crianças com TDAH. Estratégias incluem tarefas com objetivos claros, estímulo ao contato professor-aluno, variedade de abordagens de ensino e organização (VASCONCELOS; FELIZARDO, 2020). A identificação precoce e avaliação psicopedagógica são importantes (VASCONCELOS; FELIZARDO, 2020). Enfrentar os desafios do TDAH na educação requer uma abordagem abrangente e sensível, envolvendo tanto intervenções psicossociais quanto estratégias escolares bem direcionadas para criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e de apoio para todas as crianças.