Este resumo expandido resulta do relato de experiência no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Este Programa refere-se a uma medida de política de valorização de futuros docentes em trajetória de formação. A intencionalidade é inserir os licenciandos no contexto de vivências em escolas da rede pública de Educação Básica. O subprojeto do PIBID de Pedagogia intitula-se “Construindo uma pedagogia antirracista nos anos iniciais do ensino fundamental”. Logo, compreende-se a complexidade de investigar as contribuições da presença da educação antirracista nas práticas pedagógicas, haja vista que estamos diante da diversidade presente na sala de aula. Os recursos metodológicos são de caráter qualitativos com uma aproximação à perspectiva da narrativa (auto) bibliográfica, pois concebe um relato de experiência da iniciação à docência vivida pelas autoras em uma escola parceira, pertencente à rede municipal de ensino na cidade de São Luís – MA. Também, utilizou-se os resultados da situação de aprendizagem vivenciada na proferição do livro “O Cabelo de Lelê”, escrito por Valéria Belém. O aporte teórico utilizado foi Gomes (2015), no que diz respeito às relações raciais no Brasil de Xavier e Dornelles (2009) que discutem o debate parlamentar da tramitação da Lei 10.639/2003. Apoiado nisso, conclui-se que a presença a educação antirracista apresenta pouco aprofundamento na sala de aula, o que gera como consequência a reprodução do racismo e preconceitos dentro e fora da escola.