HENSCHEL, Fabiane Dekeper Tabile et al.. . Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104364>. Acesso em: 21/11/2024 13:32
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), traz como principais objetivos de seu desenvolvimento a inserção do licenciando em práticas educacionais e a melhoria da qualidade do ensino em escolas públicas de Ensino Básico. Neste sentido, buscar alternativas para tornar as aulas mais significativas para os educandos vem sendo um desafio a ser superado por quem busca seguir à docência. Acerca disso, o ensino e a aprendizagem da Matemática apresenta cada vez mais a necessidade de propor novos métodos e recursos didáticos que auxiliem tanto os professores quanto os alunos na construção de conhecimentos matemáticos. Em virtude disso, os acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática e bolsistas do PIBID, planejaram uma prática pedagógica abrangendo concepções de Áreas de Polígonos e suas deduções utilizando o material manipulável Geoplano. Além disso, a prática buscou retomar o estudo dos Polígonos através da identificação e compreensão dos conceitos acerca dos triângulos e quadriláteros. Assim, os alunos puderam estabelecer relações entre essas formas geométricas, o que acabou facilitando a compreensão das fórmulas usadas para calcular suas áreas. Ainda, destaca-se que a prática realizada mostrou-se motivadora e interativa, envolvendo ativamente os alunos e proporcionando uma aprendizagem significativa.