Este relato de experiência procurou apresentar a nossa vivência no PIBID, ano base 2022. Procuramos compreender as representações imagéticas dos alunos envolvidos no programa. Para tanto, nos apoiamos na grande teoria de Moscovici (2005), porém utilizando-se de uma das vertentes denominada TNC (Teoria do Núcleo Central). Assim, o nosso objetivo foi identificar as representações imagéticas (elementos centrais e periféricos) dos discentes do curso de pedagogia que fazem parte do Pibid-USCS. O relato de experiência se pautou no Design-Based Research como proposta por Cobb et al (2003). A metodologia aplicada em nossa formação foi por meio da utilização da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), ou também denominada Evocação Livre de Palavras (ELP). Quanto à análise dos dados a mesma foi baseada na análise de matrizes tendo como suporte o software IRaMuTeQ . As representações imágéticas (núcleo central) dos participantes do programa são representadas pelos elementos da Aprendizagem (ƒ=11; OME=1,6), seguidos do Conhecimento (ƒ=10; OME=2,3,) e Observação (ƒ=5; OME=2,4). Os elementos que são flexiveis do pensamento (periférico), foram identificadas a Didática (ƒ=7; OME=4) e Experiência (ƒ=4; OME=3,2). Parece que o processo organizado a partir da escolha e aplicação do DBR, como anunciado em nossa formação, dos ciclos iterativos, poderá surgir alterações (redefinição dessas representações) devido à colaboração de todas as pessoas envolvidas, ou seja, entre os professores, alunos e o coordenador institucional do Pibid-USCS. Com efeito, talvez alcançando uma postura crítica-reflexiva ao ter condições de “Observar com Sentido” durante a nossa jornada.