A partir das atividades desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, as residentes, graduandas do curso de Pedagogia, foram orientadas a desenvolver ações e intervenções a partir de projetos pedagógicos dentro das Escolas Campo. Neste trabalho iremos tratar da experiência específica de uma Escola Campo situada no município de Garanhuns-PE, dedicada à oferta da Educação Infantil. O trabalho apresenta uma análise das ações docentes, identificando seus saberes práticos e teóricos, compreendendo as táticas e estratégias presentes no cotidiano escolar, tomando como foco o ensino da língua escrita. A partir das orientações as residentes produziram o planejamento de sequências didáticas que vivenciaram com as crianças, envolvendo o ensino da escrita alfabética. A pesquisa, em andamento, pretende partir dos relatos das experiências vivenciadas pelas residentes em suas ações docentes e pelos registros construídos pela preceptora no acompanhamento das atividades. A parir da pesquisa qualitativa e em caráter exploratório, o objetivo geral pretende identificar e analisar as táticas e estratégias utilizadas pelas residentes na construção de sua prática pedagógica. Os dados, coletados através dos relatos de experiência das residentes e da preceptora, serão analisados conforme a técnica de Análise de Conteúdo. Deste modo, será possível pensar de forma mais ampliada sobre os saberes docentes, compreendendo as ações docentes como singulares, mas orientadoras a construção de caminhos plurais.