O presente trabalho tem como objetivo analisar os relatórios de atividades dos estudantes – bolsistas e voluntários, do PIBID, Área de Pedagogia CAFS/UFPI, biênio 2022-2024, produzidos nos meses de novembro e dezembro de 2022 e janeiro e junho de 2023, de modo a evidenciar o lugar, e a função, que esses documentos ocupam no processo de formação inicial de professores. Justifica-se a pesquisa pela necessidade de compreender o como, no processo de reflexão sobre o que fazemos, é possível ampliar as possibilidades de pensar a função dos relatórios construídos mensalmente e suas contribuições para o processo de formação inicial de professores. O trabalho está organizado em 04 seções, quais sejam: 1. Introdução, apresentamos o objetivo e a motivação para a realização da presente pesquisa; 2. Dos registros à documentação pedagógica: elementos para pensar a formação inicial de professores, onde apresentamos uma discussão sobre registros e documentação pedagógica de modo a afirmar suas contribuições para o processo de formação inicial de professores; 3. Metodologia, onde descrevemos os caminhos traçados para alcance do objetivo proposto, e os eixos a partir dos quais analisamos os relatórios; 4. Resultados e discussões, apresentamos os achados da pesquisa e apontamos as principais mudanças verificadas nos relatórios mensais; e, 5. Considerações finais, onde discutimos como os registros, ao se transformarem em documentação pedagógica, contribuem para o processo de formação inicial de professores.