O presente trabalho traz como tema a aplicação da Pedagogia Histórico-Crítica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A questão norteadora deste estudo é: a metodologia de ensino proposta pela Pedagogia Histórico-Crítica é aplicada no dia a dia das salas de aula? Essa análise foi feita com o principal objetivo de expor o trabalho pedagógico realizado em uma turma e relacionar esse exercício às propostas da pedagogia em questão, tendo como objetivos específicos: discorrer sobre o percurso da alfabetização no Brasil; apresentar a Pedagogia Histórico-Crítica; explicar o Programa Residência Pedagógica (PRP), através do qual pude realizar a parte prática descrita ao longo do artigo; relatar uma experiência pessoal em sala de aula e comparar a teoria desse processo com a prática dentro da realidade das escolas. Trata-se de um trabalho baseado em pesquisa bibliográfica e documental e por meio de observações participativas e regências realizadas no PRP. Por meio dessa prática obtive como resultado, além de experiências muito importantes para a minha formação como professora, a conclusão de que alguns passos de estruturação dessa pedagogia são seguidos na prática escolar, mas acredito que de forma involuntária e mecânica, e não porque o professor a conhece e busca aplicá-la em suas aulas. Na maioria das vezes, os docentes não planejam suas atividades com base em alguma teoria ou pedagogia, mas seguem o planejamento proposto pela secretaria de educação ou a apostila/livro didático e alguns procuram tentar transmitir aquele conteúdo da melhor forma possível e alcançar a compreensão de todos os alunos.