O presente relato de experiência é construído a partir das ações que têm ocorrido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), área da Matemática, em uma universidade pública no sul do Brasil. Usa-se como referencial teórico os Critérios de Idoneidade Didática (CID) na elaboração de uma análise sobre os documentos produzidos pelo grupo de acadêmicos participante. Para tal análise faz-se uso de uma abordagem qualitativa, sendo feito um estudo de caso descritivo a partir do documento de relatório produzido por um grupo de bolsistas. Destacam-se como resultados plausíveis da experiência, ainda em andamento no subprojeto, que incorporar a elaboração de documentos que organizam e refletem sobre os aspectos relativos às práticas de ensino, tem tornado o processo de ensino cada vez mais reflexivo, e que essa ação se constitui em um elemento profícuo sobre a formação inicial de professores, por um viés epistemológico que valoriza uma formação por meio do diálogo e reflexão. Um segundo resultado tem relação com o uso dos CID, os quais em alguma medida tem exigido atenção e observação por parte dos bolsistas nos processos adjacentes de ensino e aprendizagem ocorridos no espaço escolar.