Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

AÇÃO E REFLEXÃO EM PRÁTICAS DE ENSINO NO PIBID DA MATEMÁTICA: UM OLHAR À LUZ DOS CRITÉRIOS DE IDONEIDADE DIDÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102803
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 171
    "inscrito_id" => 4019
    "titulo" => "AÇÃO E REFLEXÃO EM PRÁTICAS DE ENSINO NO PIBID DA MATEMÁTICA: UM OLHAR À LUZ DOS CRITÉRIOS DE IDONEIDADE DIDÁTICA"
    "resumo" => "O presente relato de experiência é construído a partir das ações que têm ocorrido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), área da Matemática, em uma universidade pública no sul do Brasil. Usa-se como referencial teórico os Critérios de Idoneidade Didática (CID) na elaboração de uma análise sobre os documentos produzidos pelo grupo de acadêmicos participante. Para tal análise faz-se uso de uma abordagem qualitativa, sendo feito um estudo de caso descritivo a partir do documento de relatório produzido por um grupo de bolsistas. Destacam-se como resultados plausíveis da experiência, ainda em andamento no subprojeto, que incorporar a elaboração de documentos que organizam e refletem sobre os aspectos relativos às práticas de ensino, tem tornado o processo de ensino cada vez mais reflexivo, e que essa ação se constitui em um elemento profícuo sobre a formação inicial de professores, por um viés epistemológico que valoriza uma formação por meio do diálogo e reflexão. Um segundo resultado tem relação com o uso dos CID, os quais em alguma medida tem exigido atenção e observação por parte dos bolsistas nos processos adjacentes de ensino e aprendizagem ocorridos no espaço escolar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4019_TB171_13112023094047.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO SYCHOCKI DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Rodrigo"
    "autor_email" => "sychocki.rodrigo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102803
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 171
    "inscrito_id" => 4019
    "titulo" => "AÇÃO E REFLEXÃO EM PRÁTICAS DE ENSINO NO PIBID DA MATEMÁTICA: UM OLHAR À LUZ DOS CRITÉRIOS DE IDONEIDADE DIDÁTICA"
    "resumo" => "O presente relato de experiência é construído a partir das ações que têm ocorrido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), área da Matemática, em uma universidade pública no sul do Brasil. Usa-se como referencial teórico os Critérios de Idoneidade Didática (CID) na elaboração de uma análise sobre os documentos produzidos pelo grupo de acadêmicos participante. Para tal análise faz-se uso de uma abordagem qualitativa, sendo feito um estudo de caso descritivo a partir do documento de relatório produzido por um grupo de bolsistas. Destacam-se como resultados plausíveis da experiência, ainda em andamento no subprojeto, que incorporar a elaboração de documentos que organizam e refletem sobre os aspectos relativos às práticas de ensino, tem tornado o processo de ensino cada vez mais reflexivo, e que essa ação se constitui em um elemento profícuo sobre a formação inicial de professores, por um viés epistemológico que valoriza uma formação por meio do diálogo e reflexão. Um segundo resultado tem relação com o uso dos CID, os quais em alguma medida tem exigido atenção e observação por parte dos bolsistas nos processos adjacentes de ensino e aprendizagem ocorridos no espaço escolar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4019_TB171_13112023094047.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO SYCHOCKI DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Rodrigo"
    "autor_email" => "sychocki.rodrigo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente relato de experiência é construído a partir das ações que têm ocorrido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), área da Matemática, em uma universidade pública no sul do Brasil. Usa-se como referencial teórico os Critérios de Idoneidade Didática (CID) na elaboração de uma análise sobre os documentos produzidos pelo grupo de acadêmicos participante. Para tal análise faz-se uso de uma abordagem qualitativa, sendo feito um estudo de caso descritivo a partir do documento de relatório produzido por um grupo de bolsistas. Destacam-se como resultados plausíveis da experiência, ainda em andamento no subprojeto, que incorporar a elaboração de documentos que organizam e refletem sobre os aspectos relativos às práticas de ensino, tem tornado o processo de ensino cada vez mais reflexivo, e que essa ação se constitui em um elemento profícuo sobre a formação inicial de professores, por um viés epistemológico que valoriza uma formação por meio do diálogo e reflexão. Um segundo resultado tem relação com o uso dos CID, os quais em alguma medida tem exigido atenção e observação por parte dos bolsistas nos processos adjacentes de ensino e aprendizagem ocorridos no espaço escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.