Nesse artigo será exposto reflexões e percepções dos bolsistas acerca da atuação e coatuação nas aulas de Educação Física em uma escola do município de Criciúma/SC. Tem como objetivos/problemas adicionar e fazer uma exposição de pontos positivos e negativos das reflexões de cada bolsista durante o primeiro semestre do 2023, com o conteúdo sobre Danças, com estudantes do ensino fundamental séries iniciais do 3° ao 5° ano, totalizando quatro turmas. A temática de Dança foi organizada pelo programa a partir do plano de aula unificado da rede municipal de ensino do município de Criciúma. Como as atuações das bolsistas ocorreram no final do semestre de 2023, em meados de maio/junho, o período se encontrava no segundo trimestre letivo. O nosso grupo organizou o conteúdo em 09 aulas para quatro turmas do 3° (301,302), 4° ano e 5° ano, os dias que ocorreram as atuações foram nas quintas e sextas durante três semanas, as bolsistas no total na escola são 05, que eram divididas em dois grupos, 03 compareciam na quinta-feira e 02 na sexta-feira. A proposta didático metodológica Critico-Superadora, elaborada pelo Coletivo de Autores (1992), com base no materialismo histórico-dialético e na psicologia histórico-cultural, orientou nossa organização de ensino. Ao final das aulas, concluímos a importância do programa como processo inicial de formação para novos professores, pois a partir dos relatos e situações dos bolsistas foi observado a realidade da escola, dos alunos, das turmas, entre outros aspectos.