Este artigo apresenta um relato de experiência dos bolsistas PIBID, no contexto da arte-educação, foi focado na interseção entre o desenho e a percepção visual no primeiro ano do ensino médio. O estudo explorou o equilíbrio entre a reprodução e a expressão artística, especialmente em uma atividade ligada ao Cubismo, auxiliando os alunos a representar imagens incorporando abordagens criativas individuais. Os alunos foram desafiados a concluir a atividade dentro de um período de tempo limitado, desvinculando a busca pela reprodução fiel das imagens e optando por explorar o espaço da folha (composição), apreciando as características distintas das obras. Revelou-se importante em diversos aspectos, contribuindo para aprofundar a compreensão dos alunos sobre as pinturas cubistas, promovendo uma compreensão dinâmica e simplificada do processo de ensino e permitindo que os alunos participassem ativamente na criação dos desenhos. Ilustra-se a eficácia de uma metodologia qualitativa, que incorpora a expressão individual em um contexto de reprodução artística, com base no referencial, Barbosa (2008), Freire (1996), Duarte (1995) e Silva Junior (2013-2015) para análise metodológica e Farthing (2010) e Ganthefuhrer-Trier (2010) para embasamento teórico-artístico. As descobertas contribuíram para uma didática mais envolvente, demonstrando como a interação entre elementos visuais, tempo e processo criativo podem estimular um conhecimento significativo da arte, ao mesmo tempo que a torna acessível e cativante para os alunos.