Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CONTRIBUIÇÕES DO USO DE PROJETOS NA DISCIPLINA DE IPEC III: FORMAÇÃO DOCENTE E ARTE

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104543
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2171
    "inscrito_id" => 3111
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO USO DE PROJETOS NA DISCIPLINA DE IPEC III: FORMAÇÃO DOCENTE E ARTE"
    "resumo" => "Esta pesquisa buscou utilizar a arte como ferramenta educacional para a criação de projetos dentro da disciplina de IPEC III e analisar seus impactos na formação inicial. A metodologia utilizada tem caráter qualitativo, assumindo o formato de pesquisa participante. Os dados coletados foram inseridos por meio de desenhos dos estudantes da licenciatura, bem como a percepção dos autores ao longo da aplicação e uso da pedagogia de projetos. Ao final pudemos destacar a importância de disciplinas voltadas exclusivamente para as práticas docentes, fazendo com que os licenciandos tenham momentos de reflexão e ação de suas ações como futuros professores e como a ludicidade pode auxiliar no processo criativo e de formação dos estudantes de licenciatura em Biologia/Ciências. Além disso, foi possível destacar a necessidade da formação inicial também contar com a participação dos alunos em outras atividades, como PIBID e PRP."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3111_TB2171_06102023134419.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAÍS BORGES MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "THAÍS"
    "autor_email" => "thais.ufc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104543
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2171
    "inscrito_id" => 3111
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO USO DE PROJETOS NA DISCIPLINA DE IPEC III: FORMAÇÃO DOCENTE E ARTE"
    "resumo" => "Esta pesquisa buscou utilizar a arte como ferramenta educacional para a criação de projetos dentro da disciplina de IPEC III e analisar seus impactos na formação inicial. A metodologia utilizada tem caráter qualitativo, assumindo o formato de pesquisa participante. Os dados coletados foram inseridos por meio de desenhos dos estudantes da licenciatura, bem como a percepção dos autores ao longo da aplicação e uso da pedagogia de projetos. Ao final pudemos destacar a importância de disciplinas voltadas exclusivamente para as práticas docentes, fazendo com que os licenciandos tenham momentos de reflexão e ação de suas ações como futuros professores e como a ludicidade pode auxiliar no processo criativo e de formação dos estudantes de licenciatura em Biologia/Ciências. Além disso, foi possível destacar a necessidade da formação inicial também contar com a participação dos alunos em outras atividades, como PIBID e PRP."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3111_TB2171_06102023134419.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAÍS BORGES MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "THAÍS"
    "autor_email" => "thais.ufc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Esta pesquisa buscou utilizar a arte como ferramenta educacional para a criação de projetos dentro da disciplina de IPEC III e analisar seus impactos na formação inicial. A metodologia utilizada tem caráter qualitativo, assumindo o formato de pesquisa participante. Os dados coletados foram inseridos por meio de desenhos dos estudantes da licenciatura, bem como a percepção dos autores ao longo da aplicação e uso da pedagogia de projetos. Ao final pudemos destacar a importância de disciplinas voltadas exclusivamente para as práticas docentes, fazendo com que os licenciandos tenham momentos de reflexão e ação de suas ações como futuros professores e como a ludicidade pode auxiliar no processo criativo e de formação dos estudantes de licenciatura em Biologia/Ciências. Além disso, foi possível destacar a necessidade da formação inicial também contar com a participação dos alunos em outras atividades, como PIBID e PRP.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.