A presente pesquisa, de cunho qualitativo interpretativo, objetiva compreender as impressões e compreensões de estudantes do ensino médio acerca do conceito de equação do primeiro grau, por meio de um processo de aprendizagem participativo. Para isso, realizaram-se atividades em escolas do ensino médio que foram elaboradas durante reuniões quinzenais no laboratório de matemática da UEG Câmpus Sul - Sede: Morrinhos com a presença de quinze residentes pedagógicos, três professores preceptores e do professor formador. Na sequência, foram desenvolvidas nas escolas, com alunos de ensino médio, observadas pelos residentes com registros em caderno de campo e por fim refletidas nas reuniões no laboratório de matemática. O referencial teórico é fortemente ancorado nos conceitos de Paulo Freire sobre conscientização, empoderamento e solidariedade, bem como nas contribuições de vários pesquisadores na área da educação matemática. Os principais resultados indicam que a atividade não apenas ajudou os estudantes a compreenderem melhor as equações de primeiro grau, mas também fomentou habilidades de raciocínio lógico, comunicação e autoconfiança. Além disso, a pesquisa ressalta a importância do planejamento flexível e da interação dialógica entre professores e estudantes para a eficácia do processo de ensino e aprendizagem.