LIMA, Viviane Sousa De et al.. O uso de maquetes no ensino de ciências. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104151>. Acesso em: 21/11/2024 18:27
Os materiais didáticos são ferramentas facilitadoras no ensino de Ciências, além de serem caracterizados como importante recurso para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, pois favorecem a construção do conhecimento ao aluno. Nesta perspectiva, tratou-se de planejar, confeccionar e aplicar o uso de maquetes no decorrer das aulas como forma de preparar os alunos para uma feira de ciências, cuja participação iria compor a avaliação da disciplina. As maquetes foram elaboradas sobre os objetos de conhecimento origem e evolução do universo, terra primitiva e as camadas internas da terra, da unidade temática terra e universo. Baseado no uso deste material, venho descrever a importância do uso de diversas práticas de ensino, que foram desenvolvidas como desdobramentos em vista de facilitar a compreensão, bem como refletir sobre a importância da vivência na minha construção docente. Os resultados obtidos indicaram que o uso das maquetes facilitou e contribuiu nesse processo de ensino e aprendizagem, pois além dos alunos terem conseguido demonstrar domínio de conhecimento sobre os conteúdos, eles se mostraram bastante participativos, perderam a timidez, aprenderam a trabalhar em equipe e principalmente desenvolveram a oralidade. A experiência me fez planejar, buscar informações, estreitar o laço com os alunos e com o professor da turma, assim como me fez repensar a prática docente e a possibilidade de uso de diversas estratégias de ensino.