A ginástica e? uma unidade temática do componente curricular Educação Física e uma atividade que possibilita valiosas experiências para o enriquecimento da cultura corporal dos escolares. Este relato tem por objetivo socializar uma experiência de ensino da ginástica na trajetória do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) Educação Física. Trata-se de um relato descritivo sobre uma experiência que envolveu uma prática pedagógica sobre o ensino da ginástica, sob a supervisão da professora da Escola Municipal Mocambinho. A experiência ocorreu nas turmas da sexta séries do ensino fundamental e envolveu as etapas de planejamento e desenvolvimento das aulas. O planejamento envolveu a apresentação da proposta e a escolha dos materiais alternativos de ginástica a serem produzidos. Na aula teórica foram explorados o histórico e as modalidades de ginástica, assim como a construção de fitas para a utilização nas aulas práticas. A culminância da experiência aconteceu na aula prática, com a utilização das fitas nos educativos utilizados para o aprendizado dos movimentos. A vivência contribuiu para que os pibidianos percebessem que o professor de Educação Física, apesar de todos os desafios, deve se esforçar para que os estudantes do ensino fundamental tenham contato a diversidade de práticas corporais. Concluímos que é possível explorar o conteúdo de ginástica nas aulas de Educação Física e que os materiais alternativos podem ser uma importante estratégia para ajudar nas aulas práticas dessa unidade temática.