Em 2020, o curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Cariri (UFCA) propôs a primeira edição do subprojeto Libras, no qual contou com 8 bolsistas, que atuaram em uma escola estadual de Juazeiro do Norte. Em 2022, o curso propôs dois subprojetos de Libras: um para o Pibid e outro para o Programa Residência Pedagógica (PRP), tendo 24 bolsistas de iniciação à docência no primeiro e 15 residentes no segundo. Assim, este relato de experiência apresenta as experiências (desafiadoras) no processo de implementação do Pibid e PRP no âmbito do curso de Licenciatura em Letras-Libras da UFCA. Entre os desafios, destaca-se: não haver escolas ou classes de surdos(as) ou disciplina de Libras no currículo para o ensino de Libras como primeira e segunda língua, dificultando um ensino bilíngue; as dificuldades do ensino de Libras no formato remoto durante a edição 2020-2022; a regência do ensino de Libras para crianças ouvintes imersas em uma cultura audiocêntrica e em escola integral. As experiências, os desafios e as dificuldades, no entanto, levaram a todas as pessoas envolvidas nos programas - residentes, supervisores(as), preceptores(as), coordenadores(as), professores(as) voluntários(as) e comunidade escolar - a ter a oportunidade de aprender com a implementação do Pibid e Residência Pedagógica no âmbito do Curso de Letras-Libras da UFCA, tornando a educação mais próxima da cultura surda, mais acessível, mais inclusiva e mais justa.