O presente relato de experiência apresenta o projeto a utilização do coletor de água da chuva com a finalidade de irrigação da horta escolar, reutilização em banheiros e limpeza da escola. No qual foi introduzido, com expectativas e ações ligadas à sustentabilidade e com fins pedagógicos por professores em formação pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Pará. Os passos tiveram início no estudo do catálogo brasileiro de hortaliças produzido pela E Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e a realizações de reuniões do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências de Universidade Federal do Pará, onde discutíamos temáticas ao sentido da educação CTSA. Para esse trabalho tivemos como objetivo, promover e sensibilizar os professores de Ciências e profissionais da educação sobre a relevância da coleta de água da chuva como uma prática sustentável e interdisciplinar. Buscamos demonstrar que essa iniciativa não apenas conserva um recurso essencial, mas também contribui significativamente para a sustentabilidade ambiental. Ao educar e capacitar nos, temos a expectativas que promovem a formação de cidadãos conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente, ajudando a construir um futuro mais sustentável e equilibrado.