Este trabalho apresenta propostas de sequências didáticas para o ensino da química produzida no âmbito do Programa Residência Pedagógica, aliando a prática com a teoria apresentada dentro da universidade. As sequências elaboradas compreendiam duas aulas sobre o conteúdo de "Bioquímica" e "Equilíbrio-Químico" para duas escolas diferentes. O processo de produção de sequências didáticas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica do subprojeto Química-Alegre visava utilizar metodologias inovadoras com o objetivo de contribuir para o melhor ensino-aprendizagem de Química na educação básica. Baseando-se nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov (2001), as sequências foram elaboradas utilizando experimentação como forma de instigar os alunos a aprender de forma interativa, a partir da realização de uma problematização de estudos de casos e questionário inicial/final como forma de avaliação da proposta metodológica. O uso das sequências se mostrou benéfico, pois contribuiu para despertar a curiosidade dos alunos em aprender mais, além de mantê-los focados durante a contextualização do conteúdo.