Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ATUAÇÃO DO PIBID NO PROCESSO DE INCLUSÃO E APRENDIZADO DOS ALUNOS PCD´S NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE SANTA INÊS.

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104541
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2169
    "inscrito_id" => 8196
    "titulo" => "ATUAÇÃO DO PIBID NO PROCESSO DE INCLUSÃO E APRENDIZADO DOS ALUNOS PCD´S NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE SANTA INÊS."
    "resumo" => "Em resumo, os jogos didáticos para PCD´s são uma ferramenta valiosa no processo de aprendizagem, proporcionando uma maneira inclusiva , acessível e envolvente de promover o aprendizado dos alunos. Eles podem ajudar a desenvolver habilidades acadêmicas, sociais e motoras, além de autonomia e a inclusão social. Para tanto, o presente trabalho propõe avaliar a aplicação de jogos didáticos como meio de inclusão para os alunos com deficiência no Instituto de Educação de Santa Inês que atualmente dispõe de ensino em tempo integral. Tais alunos participarão dessas atividades durante as aulas de ciência junto com a docente e com licenciandos participantes do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID8196_TB2169_06102023134314.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NUBIA SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NUBIA"
    "autor_email" => "nubiiasilva@outlook.com.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IFBAIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104541
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2169
    "inscrito_id" => 8196
    "titulo" => "ATUAÇÃO DO PIBID NO PROCESSO DE INCLUSÃO E APRENDIZADO DOS ALUNOS PCD´S NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE SANTA INÊS."
    "resumo" => "Em resumo, os jogos didáticos para PCD´s são uma ferramenta valiosa no processo de aprendizagem, proporcionando uma maneira inclusiva , acessível e envolvente de promover o aprendizado dos alunos. Eles podem ajudar a desenvolver habilidades acadêmicas, sociais e motoras, além de autonomia e a inclusão social. Para tanto, o presente trabalho propõe avaliar a aplicação de jogos didáticos como meio de inclusão para os alunos com deficiência no Instituto de Educação de Santa Inês que atualmente dispõe de ensino em tempo integral. Tais alunos participarão dessas atividades durante as aulas de ciência junto com a docente e com licenciandos participantes do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID8196_TB2169_06102023134314.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NUBIA SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NUBIA"
    "autor_email" => "nubiiasilva@outlook.com.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IFBAIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Em resumo, os jogos didáticos para PCD´s são uma ferramenta valiosa no processo de aprendizagem, proporcionando uma maneira inclusiva , acessível e envolvente de promover o aprendizado dos alunos. Eles podem ajudar a desenvolver habilidades acadêmicas, sociais e motoras, além de autonomia e a inclusão social. Para tanto, o presente trabalho propõe avaliar a aplicação de jogos didáticos como meio de inclusão para os alunos com deficiência no Instituto de Educação de Santa Inês que atualmente dispõe de ensino em tempo integral. Tais alunos participarão dessas atividades durante as aulas de ciência junto com a docente e com licenciandos participantes do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.