O presente trabalho apresenta reflexões sobre o papel do PIBID na formação de professores e professoras de História. E o projeto desenvolvido na escola, com o acompanhamento do cotidiano da escola pública, com todos os desafios que professores e estudantes enfrentam ajudam a construir a identidade dos futuros professores. Entre os desafios vivenciados pelos pibidianos está o acompanhamento das reformas educacionais no Paraná, que implantaram várias plataformas digitais que prometem a melhoria da qualidade da educação, mas que, na prática, significam controle da atividade docente e padronização das aprendizagens, como se todos os estudantes tivessem a mesma forma de aprender. A promessa de qualidade é expressa pelo Estado através de índices como o IDEB, mas o que se observa na realidade escolar é uma sobrecarga do trabalho docente e um aumento da recusa dos estudantes por uma saturação pelo uso das plataformas digitais. O que estamos observando na escola é que a imposição das reformas estão indo na contramão do que entendemos como o papel da educação escolar, a formação da autonomia e emancipação dos estudantes.